VIVA PORTUGAL

Site Meter
  • Várias estações e apeadeiros
  • quarta-feira, dezembro 28, 2005

    quarta-feira, dezembro 28, 2005

    A VIDA DE FESTA EM FESTA

    As pessoas vivem por épocas do ano, tentado levar o barco de época em época, como se cada uma, à sua maneira, fosse uma bóia de salvação da vida que levam. Depois do verão começa a azáfama de se pensar no Natal, que prendas oferecer, e todo rebuliço que causa todo o período de Outubro a 25 de Dezembro, em que as pessoas passam dois meses a pensar o que comprar e a quem para depois fazerem as compras todas na véspera de Natal. Ainda o Natal não chegou é já se planeia o fim de ano, procurando saber com quem, aonde, quanto custa, será que depois do natal ainda tenho dinheiro para isso e dizendo “ò, que se lixe, o crédito dá para tudo” Passado o fim de ano começam os pensamentos no Carnaval, particularmente nas zonas onde é mais tradicional, e saber onde há festas, se há espírito para se mascarar, saber se ainda dá para tirar mais uns “diitas” de férias, e de novo o rebuliço festivaleiro. Passado o Carnaval já só se pensa na Páscoa e se dará tempo de ir à terra beijar o menino, ou se aproveita para uma semanita no Algarve, ou se se fica em casa porque não há dinheiro, mas também não se vai trabalhar, e voltam de novo a pensar com quem passam a Páscoa, e que doces fazer etc.., etc…, etc… Passada que é a Páscoa, já todos estão estoirados e começam a pensar no verão e onde passar férias, e com quem, e quanto custará, e nessa altura lembram-se que ainda andam a pagar o crédito das férias do Natal e dizem “Que se lixe, faz-se outro, não podemos é ficar sem férias”. Assim o bom português leva, com muito sacrifício, esses meses de angústia até ao verão. Passadas que são as férias volta-se ao mesmo, pensando no Natal e por aí em diante, ano após ano.
    Vendo bem as coisas, estas épocas festivas até estão relativamente espaçadas no ano para garantir estes saltos de festa em festa, aguentando o barco, parecendo que foram cirugicamente colocadas nessas datas para permitir viver a pensar na próxima festa ou nas próximas férias.
    Imaginem agora que o Natal, a Páscoa e o Carnaval eram em Agosto, mês onde a maioria das pessoas tira férias e algumas dessas pessoas vão mesmo de férias? Como seria?, Acho que o bom português não aguentaria, e criaria outros eventos, para viver de festa em festa e assim poder esquecer a miséria em que está o país.

    <

    SERRA DA ESTRELA

    Os seis escuteiros do Estoril desparecidos na Serra da Estrela, esta noite, foram encontrados esta manhã, perto de manteigas, tendo passado a noite ao relento, com temperaturas abaixo de zero, segundo noticia o Público. Com idades compreendidas entre os 14 e dos 16 anos, os jovens aventuraram-se, ignorando os perigos que encerra uma montanha com neve, frio, chuva e muito nevoeiro. Felizmente acabou em bem esta aventura contudo, fica de alerta a outros que queriam desafiar a natureza, pois a natureza é sempre mais forte.

    <

    A CONSPIRAÇÃO

    Mais um excitante livro de Dan Brown. A literatura mundial encontrou um homem capaz de produzir suspense de uma tal forma que a estória dá diversas cambalhotas até ao final, sem que nunca se consiga perceber quem é o culpado. A forma como escreve [como insinua coisas, cria situções, nos obriga a afastar a mente do culpado (que nunca é o mordomo) e que nos leva a absorver, capítulo a capítulo, devorando cada passo e acabando sempre cada capítulo com água na boca, querendo saber mais, que não nos é contado no capitulo seguinte mas dois ou três mais à frente] é absolutamente fantástica. Naturalmente, os pseudo-intelectuais (quase sempre de esquerda. Porque será?) dirão que não, que o livro não é bom, que isto e aquilo contudo, o que interessa, é a critica do leitor do dia a dia, e a mim, o que interessa, é a minha critica e para mim, este livro é cinco estrela. Leiam, que não se vão arrepdender, a não ser que sejam pseudo-intelectuais de esquerda...

    <

    sexta-feira, dezembro 23, 2005

    sexta-feira, dezembro 23, 2005

    GRAÇAS AO MEU AMIGO JOÃO...

    Descobri esta pérola do mundo laboral alemão que é de arrepiar. Como se pode ver na notícia, uma alemã, desempragada e que já havia trabalhado num café disponibilizando-se para trabalhar à noite, foi chamada pelo seu centro de emprego para uma proposta de trabalho. Qual não foi o seu espanto quando a proposta era para trabalhar num bordel, uma vez que a porstituição foi legalizada na Alemanha e os patrões podem requerer trabalhadores desempregados como qualuqer outro. Como recusou a oferta de emprego, corre o risco de perder o subsídio por se haver recusado a "trabalhar". Se a moda pega, isto vai ser bonito, ai vai, vai.

    <

    BOAS FESTAS


    Após alguns dias de ausência do blog motivados por questões pessoais, penso estar agora em condições de poder voltar a escrever como fazia antes. Aos meus leitores, agradeço a fidelidade, mesmo quando não escrevo. A todos desejo um Feliz Natal e um Ano Novo melhor que o último, se bem que pior não vai ser fácil que seja.

    <

    sexta-feira, dezembro 16, 2005

    sexta-feira, dezembro 16, 2005

    EXPLORAÇÃO SEXUAL PROFISSIONAL

    Esta citação foi retirada de um site redigido em Português do Brasil
    "A Exploração Sexual Profissional ocorre quando há algum tipo de envolvimento sexual (ou intimidade) entre uma pessoa que está prestando algum serviço (de confiança e com algum poder delegado) e um indivíduo que procurou a sua ajuda profissional.
    Pode ocorrer em todos os relacionamentos profissionais nos quais haja algum tipo de poder de um indivíduo sobre o outro (assimetria). Exemplos são relações como a do médico-paciente, psicólogo-paciente, advogado-cliente, professor-aluno e clérigo-paroquiano.
    Restrições à intimidade sexual entre profissionais da área médica e pacientes são já citadas no juramento de Hipócrates, que data quatrocentos anos antes de Cristo, proibindo esse tipo de atividade sexual. Atualmente, tanto o código de ética médica como o código dos psicólogos postulam os mesmos princípios, considerando seríssimos os danos causados ao paciente.
    É sempre muito difícil tratar um paciente que foi explorado por um médico ou terapeuta. Há uma incapacidade da vítima para confiar novamente, impossibilitando a aliança terapêutica, extremamente necessária para desenvolver o relacionamento saudável médico-paciente e a obtenção de sucesso no tratamento.
    O profissional abusador também enfrenta muitas dificuldades no seu próprio tratamento. Geralmente busca ajuda somente quando foi delatado e indiciado. Existem ainda poucos serviços especializados e direcionados ao tratamento dessas situações.
    Fonte: ABCSaúde

    <

    ASSÉDIO SEXUAL

    A citação foi retirada de um site redigido em Português dio Brasil
    "O Assédio Sexual inclui uma aproximação sexual não-benvinda, uma solicitação de favores sexuais ou qualquer conduta física ou verbal de natureza sexual.
    Existem leis que protegem as pessoas de preconceitos sexuais, tomando-se por base tais situações.
    Existem dois tipos de molestamento:
    - quando existe uma pressão sobre a vítima para esta prestar algum favor sexual ou se submeter de alguma forma por estar hierarquicamente abaixo ao molestador
    - quando há uma pressão para a vítima sentir-se em um ambiente desagradável por ser de seu sexo específico. Por exemplo, uma mulher ser hostilizada ou não-benvinda por ser uma mulher em um determinado ambiente de trabalho, fazendo com que se sinta tão mal a ponto de ter de abandonar o emprego ou permanecer nele com sofrimento
    O tratamento para essas vítimas consiste em ajudá-las a tomar medidas legais contra o molestador, treinando-as para identificar quando estão sendo submetidas a esse tipo de abuso.
    Fonte: ABCSaúde

    <

    ESTUPRO/VIOLAÇÃO

    A citação foi retirada de um site redigido em Português do Brasil
    "O Estupro é definido como o ato físico de atacar outra pessoa e forçá-la a praticar sexo sem seu consentimento, estando a pessoa consciente ou não (sob efeito de drogas ou em coma).
    Geralmente o estuprador é homem e tem sentimentos odiosos em relação às mulheres, sentimentos de inadequação e insegurança em relação a sua performance sexual. Pode apresentar desvios sexuais como o sadismo ou anormalidades genéticas com tendências à agressividade.
    A vítima normalmente é estigmatizada, havendo uma tendência social de acusá-la direta ou indiretamente por ter provocado o estupro. Sente-se impotente até mesmo em delatar o estuprador, que muitas vezes é alguém já conhecido, sentindo-se muito culpada e temerosa de represálias. Muitas vezes, pode sentir que o estupro não foi um estupro, que foi uma atitude permitida por ela e de sua responsabilidade. Tal atitude dificulta o delato do crime. Os sentimentos de baixo auto-estima, culpa, vergonha, temor (fobias), tristeza e desmotivação são comuns. A ideação suicida também pode piorar o quadro. São comuns sintomas similares ao Estresse Pós-Traumático (Transtorno de Ansiedade comum em soldados pós guerra).
    O tratamento da vítima consiste em conscientizá-la de que o estupro foi um ataque sexual, um crime, envolvendo pessoa conhecida ou mesmo uma pessoa desconhecida com a qual a vítima possa ter marcado um encontro às escuras."
    Fonte: ABCSaúde

    <

    PEDOFILIA

    Nota: A citação é feita de um site redigido em Português do Brasil
    "A Pedofilia é um transtorno parafílico, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes, efetivando na prática tais urgências, com sentimentos de angústia e sofrimento. O abusador tem no mínimo 16 anos de idade e é pelo menos 5 anos mais velho que a vítima.
    O abuso ocorre em todas as classes sociais, raças e níveis educacionais.
    A grande maioria de abusadores é de homens, mas suspeita-se que os casos de mães abusadoras sejam sub-diagnosticados. Existem 4 faixas etárias de abusadores:
    - jovens até 18 anos de idade, que aprendem sexo com suas vítimas
    - adultos de 35 a 45 anos de idade que molestam seus filhos ou os de seus amigos ou vizinhos
    - pessoas com mais de 55 anos de idade que sofreram algum estresse ou alguma perda por morte ou separação, ou mesmo com alguma doença que afete o Sistema Nervoso Central
    - e aqueles que não importa a idade, ou seja, aqueles que sempre foram abusadores por toda uma vida
    O sexo praticado com crianças geralmente é oro-genital, sendo menos freqüente o contato gênito-genital ou gênito-anal.
    As causas do abuso são variáveis. O molestador geralmente justifica seus atos, racionalizando que está ofertando oportunidades à criança de desenvolver-se no sexo, ser especial e saudável, inclusive praticando sexo com a permissão desta. Pode envolver-se afetivamente e não ter qualquer noção de limites entre papéis ou de diferenças de idade.
    Quando ocorre dentro do seio familiar (o abusador é o pai ou padrasto, por exemplo), o processo é bastante complicado. Normalmente interna-se a criança para sua proteção, e toda uma equipe trabalha com o clareamento da situação. Por vezes, a criança é também espancada e deve ser tratada fisicamente. A família se divide entre os que acusam o abusador e os que acusam a vítima, culpando esta última pela participação e provocação do abuso. O tratamento, então, é inicialmente direcionado para a intervenção em crise.
    Depois, tanto a criança, quanto o abusador e a família devem ser tratados a longo prazo.
    Devido ao fato de abuso de menores ser um crime, o tratamento do abusador torna-se mais difícil.
    As conseqüências emocionais para a criança são bastante graves, tornando-as inseguras, culpadas, deprimidas, com problemas sexuais e problemas nos relacionamentos íntimos na vida adulta."
    Fonte: ABCSaúde

    <

    QUATRO FORMAS DE ABUSO SEXUAL

    Existem quatro categorias distintas de abuso sexual:
    • pedofilia
    • estupro
    • assédio sexual
    • exploração sexual profissional

    De seguida iremos descrever nos proximos 4 posts a características de cada uma destas formas de abuso sexual.

    <

    CONCEITOS - ABUSO DE MENORES E NEGLIGÊNCIA

    "Abuso de menores e negligência
    O abuso de menores compreende os maus tratos, a lesão física ou mental e o abuso sexual. A negligência ou o abandono de uma criança consiste na falta de alimentação adequada, vestuário, refúgio ou carinho.
    A título informativo, mais de um milhão de crianças sofrem de abusos ou descuidos nos Estados Unidos, todos os anos. Aproximadamente 20 % das que são vítimas de abusos físicos sofrem lesões permanentes e cerca de 1200 morrem anualmente. A maioria são menores de 5 anos, das quais quase 50 % são menores de 1 ano. Estima-se que 200 000 crianças são vítimas de abusos sexuais todos os anos. Um adulto que abusa sexualmente de uma criança, ou a força, muitas vezes está ligado a ela, sendo geralmente um parente próximo. O contacto sexual entre uma criança e um parente consanguíneo constitui um incesto.
    Aproximadamente 25 % dos casos de abuso e abandono afectam crianças menores de 2 anos e de ambos os sexos. O abandono é provavelmente de 10 a 15 vezes mais frequente que o abuso, embora em geral tenham lugar simultaneamente. O abandono é 12 vezes mais frequente nas crianças que vivem na pobreza.
    Causas
    O abuso pode produzir-se quando os pais ou substitutos não podem controlar os seus impulsos. Quatro factores podem aumentar as possibilidades dessa perda de controlo.
    O pai pode ter problemas psiquiátricos, como uma perturbação da personalidade ou baixa auto-estima, ou pode abusar de medicamentos ou de álcool.
    A criança pode ser diferente das outras (irritável, exigente, hiperactiva ou incapacitada).
    O apoio emocional da família, dos vizinhos ou dos amigos pode ser inadequado.
    Possibilidade de uma crise pela perda de dinheiro ou de trabalho.
    O abandono muitas vezes produz-se em famílias problemáticas. O abuso de medicamentos ou de álcool ou alguma doença crónica podem gerar problemas económicos, tendo como consequência uma alimentação, cuidados e atenção totalmente inadequados para a criança. O abandono de um dos pais pode derivar na negligência do outro.
    Sintomas e diagnóstico
    O abuso pode produzir mudanças de comportamento visíveis na criança e no adulto que abusa dela. Por exemplo, um pai pode parecer indiferente, inclusive quando a criança está ferida de forma evidente, ou pode ter pouca vontade de explicar ao médico ou aos amigos como se deu a lesão. Além disso, a descrição pode variar em cada relato. A lesão pode ser insólita para a idade da criança.
    Uma criança que sofre de abusos reiterados pode mostrar fisicamente sinais de lesões novas e antigas. As contusões, as queimaduras, as feridas ou as esfoladelas muitas vezes são evidentes. As queimaduras de cigarros são visíveis nos braços e nas pernas. As lesões graves na boca, olhos, cérebro ou noutros órgãos internos podem ter-se produzido e, contudo, não serem visíveis. A criança também pode ter indícios de ossos fracturados.
    Uma criança que sofreu abusos sexuais poderá apresentar dificuldades para caminhar ou sentar-se, por alguma lesão física. Pode manifestar-se uma infecção urinária, uma secreção vaginal ou uma doença de transmissão sexual. Muitas vezes, contudo, não existe lesão física aparente. Preferencialmente a criança torna-se irritável ou receosa ou pode dormir irregularmente. Como a vítima pode encontrar-se sob ameaça se contar a alguém o que aconteceu, os médicos, a polícia e os familiares podem ter dificuldades para ter conhecimento, através dela, do que se passou.
    Uma criança abandonada pode ter aspecto de estar mal alimentada, cansada, suja ou carecer de roupa apropriada. Em casos extremos, pode viver sozinha ou com os irmãos, sem a vigilância de um adulto. Em alguns casos, as crianças abandonadas morrem de fome ou por exposições diversas.
    Pode acontecer que um pai não se preocupe com cuidados preventivos dentários ou de saúde do filho, quer sejam vacinas ou exames médicos de rotina. O pai também pode demorar a consultar o pediatra quando a criança está doente.
    Um bebé abandonado ou que sofreu abusos, em geral, não se desenvolve física ou emocionalmente numa proporção normal. (Ver secção 23, capítulo 257) Os bebés privados de carinho familiar podem parecer impassíveis ou indiferentes ao que os rodeia. Podem receber um diagnóstico equivocado de atraso mental ou de uma doença orgânica. A sociabilidade e a facilidade verbal podem ver-se afectadas por uma atenção insuficiente. Uma criança pode parecer desconfiada, tímida e extremamente impaciente por agradar aos adultos. Os mais crescidos podem deixar de assistir às aulas regularmente ou podem ter um mau rendimento escolar. Surgem problemas de relação com outros companheiros de turma ou com os professores.
    Tratamento
    Uma criança que foi vítima de abuso ou que foi abandonada pode necessitar hospitalização. Os membros dos serviços sociais avaliam a situação familiar. Em muitos países, uma equipa de saúde, integrada por um assistente social, um psiquiatra e um pediatra, programa e proporciona cuidados à criança e à família.
    Os médicos e enfermeiras devem, por exigência legal, denunciar rapidamente os casos de abusos a menores ou em que se suspeite de abandono de uma criança; essa denúncia apresenta-se no serviço de protecção da zona. Os responsáveis pelo bem-estar de menores, sejam professores, amas, polícias ou o pessoal de assistência legal, requerem igualmente um relatório imediato. Encoraja-se, mas não se exige, que os cidadãos apresentem denúncias sobre qualquer tipo de abuso ou abandono de que tenham conhecimento ou suspeita."

    Fonte: Manuel Merck

    <

    O ESTADO DA CRIANÇA DE VISEU

    «A criança, com cerca de sete semanas de vida e internada no hospital desde sexta-feira, sofreu uma fractura craniana, lesões em várias partes do corpo e corre o risco de ficar cega de um dos olhos. Jeni Canha revelou que lhe foram detectadas hemorragias intra cranianas e na retina de um dos olhos, provocadas por "maus tratos severos". As "lesões extremamente graves", segundo a médica, "deixarão sequelas, designadamente neurológicas, sensoriais e outras".
    "Maus-tratos severos" desde que nasceu"
    "Este é um caso extremamente chocante", referiu, lembrando que a menina tem 3,6 quilos de peso e apenas um mês e três semanas de idade. A pediatra aludiu ainda à existência de "equimoses antigas na face". Foi também identificada na criança "uma anemia aguda, por perda sanguínea". Jeni Canha admitiu que a vítima "foi sujeita a maus-tratos severos" no seio da família "pelo menos desde que foi para casa", após o nascimento.
    Criança confiada à guarda do hospital
    A decisão do Tribunal de Família e Menores de confiar a bebé ao Hospital Pediátrico "vai permitir fazer o estudo completo da criança e da família", adiantou. Segundo a médica, foi o próprio hospital que pediu a guarda de Fátima Letícia, um ”procedimento normal” nestas situações, para "impedir que os pais possam chegar ao hospital e exigir a alta" da criança.»

    Fonte: SicOnline

    <

    SINAIS DE ALARME

    Geni Canha, uma das maiores especialistas em pediatria e maus tratos a crianças denunciou que os TÉCNICO DAS COMISSÕS NÃO TÊM A MÍNIMA NOÇÃO DO QUE SÃO SINAIS DE ALARME. Concordo plenamente. Eu já fiz parte da comissão restrita da Comissão de protecção de menores de Seia, comissão restrita essa a quem compete a análise dos casos, o acompanhamento, a elaboração dos acordos de promoção e protecção, a vigilância, o alerta, o envio para tribunal dos casos que a comissão não possa resolver. Vi e senti a falta de meios e de pessoal para fazer face a todas as situações e percebi que não é deslocando pessoas dos seus serviços, um dia por semana que se resolve, vigia, controla e garante o bem-estar das crianças. Entendo que é necessário a contratação, em todo o país de pessoas especializadas no assunto e quando digo especializadas não basta que sejam assistentes sociais, psicólogos, é necessário também que dominem a temática da criança em risco, que conheçam os sinais de criança abusada sexualmente, de criança maltratada, e não apenas os visíveis, como marcas de corpo, mas também o comportamentais, percebendo se é ou não normal o comportamento da criança em casa, com os vizinhos, na escola ou na creche, em ambiente de aula ou de recreio, se sorri ou não, se chora sem motivo aparente, se fala pouco, ou se verbaliza factos que possam indicar situações de perigo. Sendo certo que algumas desta situações se podem aperceber pela sensibilidade da pessoa, outras implicam estudo, conhecimento, análise, avaliação. Por tudo o que disse concordo com Geni Canha.

    <

    quinta-feira, dezembro 15, 2005

    quinta-feira, dezembro 15, 2005

    JENI CANHA - CV

    Jeni Canha é licenciada em Medicina e doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, na área da Pediatria. É Consultora de Pediatria do Hospital Pediátrico de Coimbra e Professora Auxiliar Convidada de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Desde o início dos anos oitenta que se dedica ao estudo e acompanhamento das crianças vítimas de maus tratos. Coordena o Núcleo de Estudo da Criança de Risco do Hospital Pediátrico de Coimbra, que fundou em 1985. A sua tese de doutoramento resultou de um estudo de investigação clínica sobre maus tratos infantis, que realizou no Hospital Pediátrico de Coimbra, e que teve por título "Criança maltratada - O papel de uma pessoa de referência na sua recuperação. Estudo prospectivo de 5 anos". Este trabalho foi galardoado com uma menção honrosa no Grande Prémio Bial de Medicina 1998. Tem participado activamente na defesa e protecção das crianças maltratadas junto dos Tribunais e das Comissões de Protecção das Crianças e Jovens em Risco.
    Dados recolhidos na QUARTETO EDITORA

    <

    A LATERE - OFICIAL: Portugal organiza Europeu sub-21 2006

    O site MAISFUTEBOL acaba de anunciar que Portugal irá organizar mais um evento futeboleiro, desta vez o europeu de sub-21. Pelo menos, sempre servirá para também dar uso ao estádio do Beira - Mar e ao estádio do Algarve. A não ser que se queiram abanonar para, um dia destes, serem apreciados como ruínas, ao estilo do templo de Diana...

    <

    PEDOFILIA - O QUE É

    "Definição
    A pedofilia é uma psicopatologia, uma perversão sexual com carácter compulsivo e obsessivo, na qual adultos, geralmente do sexo masculino, apresentam uma atracção sexual, exclusiva ou não, por crianças e adolescentes impúberes. Alguns autores consideram a pedofilia uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas) que ocorre em diversas psicopatologias.
    Como se processa
    O pedófilo é um indivíduo aparentemente normal, inserido na sociedade. Costuma ser "uma pessoa acima de qualquer suspeita" aos olhos da sociedade, o que facilita a sua actuação. Geralmente age sem violência, actuado de forma sedutora, conquistando a confiança da criança, seduzindo-a muitas vezes com ofertas de objectos ou dinheiro, e ameaçando-a veladamente a fim de garantir o seu silêncio. Mas há casos em que se pode tornar violento e até matar suas vítimas. O abuso, que se define como toda a situação em que um adulto se utiliza de uma criança ou adolescente para seu prazer sexual, podendo haver ou não contacto físico, pode durar anos, só cessando quando a criança, já uma adulta, se liberta daquela relação patológica.
    (...)"

    Ler versão integral do texto da autoria de FERNANDO GOMES DA COSTA in VIOLENCIA.ONLINE

    <

    ABUSO SEXUAL DE MENORES - O QUE É

    É um acto através do qual um adulto obriga ou persuade um(a) menor a realizar uma actividade sexual que não é adequada para a sua idade e que viola os princípios sociais atribuídos aos papéis familiares.O abuso sexual também pode acontecer entre menores.Em ambos os casos, trata-se de um abuso de poder. O abuso sexual pode apresentar várias formas:
    - exibicionismo
    - carícias inapropriadas-
    - violação
    - incesto
    - telefonemas obscenos
    - voyeurismo
    - uso de crianças em fotografias pornográficas
    - prostituição infantil

    Veja, também, quem podem ser as vítimas, os abusadores, as falsas crenças, e quais as consequencias, como deve proceder e como pode prevenir.

    <

    CONSELHOS ÚTEIS - VIOLAÇÃO/ ABUSO SEXUAL

    Caso a vítima seja criança:

    1. Esteja atento aos sinais exteriores manifestados pelas crianças, que podem revelar situações de abuso sexual.
    2. Se a criança verbalizar os factos, não dramatize, pelo menos na sua presença. A criança verbaliza de forma natural e sem ter a noção da gravidade do problema.
    3. Não duvide do que a criança conta. Normalmente as crianças não inventam nem têm fantasias sexuais, pelo menos até à fase da pré-adolescência.
    4. Procure ajuda de um psicólogo ou de um pedo-psiquiatra nos serviços de urgência dos hospitais pediátricos.
    5. Participe os factos aos órgãos de polícia criminal ou aos tribunais.

    V. site da PJ

    <

    HUMAN RIGHTS REPORT PORTUGAL 2004

    Crianças
    O Governo tem dado especial atenção aos direitos das crianças e ao seu bem-estar; tem amplamente financiado os sistemas públicos de ensino e de cuidados médicos. O Governo introduziu a escolaridade obrigatória durante 9 anos, de acesso livre e universal, para crianças e adolescentes até à idade dos 15 anos, a maioria dos quais frequenta a escola. O Instituto da Segurança Social, tutelado pelo Ministério da Segurança Social, da Família e da Criança, foi o responsável pela implementação dos programas do Governo para crianças. O Instituto promove um programa para coordenar a assistência a crianças de famílias imigrantes e um programa de apoio à 1.ª infância, que inclui a criação de melhores instalações pré-escolares. O Governo proporciona a educação pré-escolar às crianças a partir dos 4 anos de idade e até à entrada na escola básica. O Governo proporciona, ainda, cuidados de saúde a baixo custo, ou mesmo grátis, a todas as crianças e adolescentes até aos 15 anos de idade.
    O abuso de crianças constituiu um problema, embora não haja nenhum padrão da sociedade relacionado com este tipo de abuso. A APAV registou 310 casos de crimes praticados contra menores (com menos de 18 anos de idade) durante o ano, envolvendo principalmente violência doméstica.
    Como resultado de aturadas investigações e procedimentos judiciais, iniciados em 2002, relacionados com casos de pedofilia envolvendo a Casa Pia, uma instituição que tem à sua guarda cerca de 4 600 crianças em Lisboa, o julgamento, envolvendo 8 arguidos, começou a 25 de Novembro. Os arguidos enfrentam acusações que vão desde estupro e violação a actos homossexuais com adolescentes e abuso sexual de menores. São cerca de 13 000 as páginas de autos e 790 as testemunhas arroladas para deporem. As acusações basearam-se nos depoimentos prestados por 17 jovens nascidos entre 1984 e 1988 (de idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos à época em que terão ocorrido os abusos – entre 1999 e 2000), assim como por 29 jovens nascidos entre 1983 e 1991 (de idades compreendidas entre os oito e os 16 anos quando os alegados abusos ocorreram).
    O tráfico de crianças para fins de exploração sexual e trabalho forçado permanecem um problema (vd Secção 5, Tráfico de Seres Humanos).
    Veja o relatório integral aqui

    <

    14 MESES DEPOIS...

    O co-piloto Luís Santos foi absolvido das acusações de tráfico de droga na Venezuela. Tanto tempo depois, com 20 adiamentos do julgamento, o tribunal entendeu que o co-piloto contribuiu para impedir que o trafico se consumasse, ou seja, não só não foi condenado, como ainda se reconheceu que «impediu há 14 meses um ilícito de droga neste país». A justiça Venezuelana tardou, mas não falhou, com um enorme custo pessoal para Luís Santos. Aquilo de que tanto se falava, que era o interesse do Estado Venezuelano no avião acabou sancionado no processo, porque o tribunal ordenou que o avião fosse perdido a favor do estado venezuelano. A empresa que fretou o avião fica sem um bem de milhões de euros por o mesmo ter sido usado numa operação de tráfico, quando ficou provado que o piloto nada tinha a ver com o tráfico (pois foi libertado há um ano) o co-piloto também nada teve a ver com o trafico (foi absolvido agora) e as hospedeiras também nada tiveram a ver com a questão (porque foram libertadas logo a seguir à detenção), ou seja, ficou porvado que ninguém da tripulação tinha nada a ver com o caso, logo a empresa proprietária também nada teve a ver com o mesmo e o avião não tem vontade própria. Na verdade, todo este circo da detenção do co-piloto português teve única e exclusivamente a ver com o intuito de o Estado Venezuelano ficar com o avião, caso contrário, se este reconhecimento da inocência do co-piloto tivesse ocorrido há um ano atrás, nada poderia justificar a retenção do avião, de pouco valendo a ordem de perda do bem a favor do Estado venezuelano caso o avião de lá saísse e nunca mais lá voltasse. Com tudo isto, a vida de uma pessoa foi profundamente sacrificada, assim como a da sua família.

    <

    quarta-feira, dezembro 14, 2005

    quarta-feira, dezembro 14, 2005

    RECADOS DA CRIANÇA

    "Apresentação da Linha Verde «Recados da Criança»:
    O Provedor de Justiça criou em 1992 a Linha Verde «Recados da Criança», destinada a acolher as queixas relativas a menores que se encontrem em situação de risco ou perigo, as quais são transmitidas pelos próprios ou por adultos em seu nome.
    O Provedor de Justiça, defensor e promotor dos direitos, liberdades e garantias e interesses legítimos dos cidadãos, abre desta forma uma via directa de acesso aos serviços da Provedoria em benefício dos cidadãos que maior dificuldade terão em reclamar perante situações de injustiça ou de ilegalidade no exercício dos poderes públicos (art. 23º da Constituição da República Portuguesa).
    Também os adultos responsáveis pela educação dos menores, ou conhecedores de situações deste teor, podem apresentar queixa."

    Continuer a ler aqui

    <

    OS HORRORES ACONTECEM

    Ontem, no Concelho de Viseu, foi detido um homem de 22 anos por suspeitas de haver violado a SUA filha com 50 dias, estando ela em coma nos HUC. Em 50 dias a criança já tinha ido 3 vezes ao hospital por maus-tratos. O pai, ao que parece, já teve incidentes anteriores de abuso de menores. O hospital sinalizou o caso, comunicou à Comissão de Protecção de Menores, Esta passou a acompanhar o caso, visitou a família 4 dias antes de esta acto acontecer não detectando nada de especial. Estavam avisados e nada puderam fazer. Porquê? porque as comissões vivem da boa vontade dos tencicos, que trabalham noutros serviços, que dedicam 1 dia por semana às comissões, não sendo humanamente possível fazer um trabalho de controlo profundo das famílias problemáticas nestas condições. QUANDO É QUE O GOVERNO ENTENDE QUE O SISTEMA NÃO FUNCIONA E CONTRATA TÉCNICOS DA ÁREA, PROFISSIONALIZADOS, NAS COMISSÕES, PARA QUE NÃO VOLTEM A ACONTECER CASOS DESTES!!!

    <

    segunda-feira, dezembro 12, 2005

    segunda-feira, dezembro 12, 2005

    CARTAZES QUE FIZERAM A HISTÓRIA DA 1ª GRANDE GUERRA


    Vejam todos os cartazes que fizeram história na 1ª guerra mundial com origem nos EUA, França, Itália, Portugal e Reino Unido

    <

    MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE - NA BND

    A UlinaSoneto dedicatório

    Da miseranda Inês o caso triste
    Nos tristes sons, que a mágoa desafina,
    Envia o terno Elmano à terna Ulina,
    Em cujos olhos seu prazer consiste.

    Paixão, que, se a sentir, não lhe resiste
    Nem nos brutos sertões alma ferina,
    Beleza funestou quase divina,
    De que a memória em lágrimas existe.

    Lê, suspira, meu bem, vendo um composto
    De raras perfeições aniquilado
    Por mãos do Crime, à Natureza oposto.

    Tu és cópia de Inês, encanto amado;
    Tu tens seu coração, tu tens seu rosto
    ...Ah!, defendam-te os Céus de ter seu fado!

    Continue a ler Aqui

    <

    BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL

    Está, à nossa disposição, um magnífico site cultural da Biblioteca Nacional, chamado BND (Biblioteca Nacional Digital). Nele podemos consultar, em PDF (e para quem tenha banda larga) inúmeras obras digitalizadas. Por esta via estão à nossa disposição milhares de livros, muitos deles verdadeiras relíquias que, de outra forma, nos seriam inacessíveis. A Internet, com tudo o que de mau tem, tem também muito de bom, porque populariza a cultura, sendo este site uma das formas de o fazer bem.

    <

    CAVACO NA RENASCENÇA

    Cavaco Silva na Renascença a 23 de Novembro.

    <

    sábado, dezembro 10, 2005

    sábado, dezembro 10, 2005

    NOTÍCIAS SEMPRE FRESCAS

    Os blogs são uma realidade dinâmica que permitem a constante evolução do seu figurino. Quanto ao meu, e dentro do pouco que percebo nesta área, logrei incluir no meu blog um link noticioso que permite a constante actualização das últimas notícias. As fontes das mesmas são média de referência nas suas áreas de televisão (SIC) rádio (TSF) jornais (Público) e desporto online (Mais Futebol). Espero, com esta nova área permitir uma constante actualização noticiosa a quem entra neste blog.

    <

    sexta-feira, dezembro 09, 2005

    sexta-feira, dezembro 09, 2005

    CÉU EM CHAMAS

    <

    ESTRELA NUA E CRUA

    <

    A EQUIPA

    <

    EU ESTIVE LÁ

    <

    segunda-feira, dezembro 05, 2005

    segunda-feira, dezembro 05, 2005

    SÁ CARNEIRO - DISCURSO DA POSSE

    "«A mudança prometida pela Aliança Democrática vai decorrer nos quadros estabelecidos pela lei e no respeito das instituições democráticas do País. Ela, sem dúvida, implica a oportuna revisão da Constituição da República Portuguesa.»

    Senhor Presidente,

    Senhores Deputados:

    Começo por saudar os representantes livremente escolhidos pelo povo português e, em particular, o seu Presidente. Esta Assembleia é uma assembleia única na história dos regimes representativos em Portugal. Pela primeira vez a maioria mudou pacífica, legal e ho­nestamente pelo voto. E as maiorias de ontem, que são as minorias de hoje, aceitaram sem violência o juízo do País.

    A esperança e a vontade de mudar que aqui trou­xeram cento e vinte e oito deputados das listas da Aliança Democrática só dizem respeito aos partidos, agrupamentos e pessoas que a compõem. Aos que nos elegeram, solenemente prometemos não desiludir a es­perança nem trair a vontade. Mas é preciso acrescentar que a transferência do Poder, nos termos em que se fez, honra todos os participantes na vida política nacional: simples cidadãos, partidos, órgãos de soberania. Em certo sentido, a data de 2 de Dezembro não marca apenas a vitória da Aliança Democrática. Marca também, e sobre­tudo, um passo decisivo para a maioria da democracia portuguesa.

    O País escolheu e expressamente mandatou um Governo para cumprir, com base numa maioria parlamentar, estável e coerente, um programa de mudança e de progresso.

    Na verdade, não se limitou a escolher entre partidos. A Aliança Democrática propunha-lhe mais do que isso. Propunha-lhe uma escolha clara entre o seu Governo e o Governo do PC e do PS, com ou sem patrocínio presidencial. O País escolheu a Aliança Democrática. É este, pois, um Governo especialmente responsável que se apresenta ao povo português através da Assembleia da República.
    ..."
    Continue a ler aqui

    <

    O QUE SERIA DE MÁRIO SOARES...

    Mário Soares era um acérrimo opositor de Sá Carneiro, homem que recusou aderir ao PS a convite de Soares, fundou, com outros, o seu próprio partido e, em aliança o CDS e com os PPM, formou a AD que derrotou a esquerda, e em particular Soares, ascendendo a Primeiro Ministro. Foi a primeira grande derrota política de quem, já nessa altura, como agora, se achava dono de Portugal. Com Sá Carneiro foi formada a primeira maioria absoluta no governo. A esquerda achava isso intolerável. Não aceitavam que houvessem eles derrubado o regime (se não fossem eles seriam outros) para a direita governar. O governo não podia ser deitado abaixo como os anteriores, por ser maioritário. Neste contexto são o chefe do governo e o seu ministro da defesa assassinados numa queda de uma avião que os levaria ao Porto. Mário Soares definharia na oposição contra um homem de firme carácter e ideais muito precisos que defendia o país acima dos partidos e dos seus interesses. Portugal em primeiro lugar, depois os partidos. Soares sempre pensou, ao contrário do que diz, no PS em primeiro lugar, depois nos interesses de Portugal, sendo esta sua candidatura presidencial a prova disso mesmo. Sá Carneiro, com o seu carisma, com a sua tenacidade e com a sua coragem, governando maioritariamente, acabaria com Soares como político. Soares chegou onde chegou porque Sá Carneiro morreu. Não quero com isto dizer que ele é o culpado da sua morte, quero sim dizer que Soares nunca se conseguiria comparar em qualidades políticas e pessoais ao peso pesado chamado Sá Carneiro, pelo que, a sua morte deu espaço a Soares para atacar o poder, uma vez que a direita, órfã do seu líder, não tinha condições para se reorganizar e lutar com uma esquerda que ainda impregnava o Estado. Hoje assistimos à morte política de Mário Soares, 25 anos depois da data em que deveria ter ocorrido. Se Sá Carneiro não tivesse sido assassinado, Soares não era ninguém em Portugal, não passaria de uma a memória longínqua de alguém que lutou, como tantos e tantos e tantos outros contra a ditadura, mas que, ao contrário dele, nunca fizeram disso alarde por respeito pela pátria pela qual se lutou. Se Sá Carneiro não tivesse sido assassinado, Portugal teria obtido a estabilidade das maiorias absolutas cinco anos antes da estabilidade conferida pelas maiorias de Cavaco Silva. Se Sá Carneiro não tivesse sido assassinado, teríamos com certeza um país diferente, um pais melhor, um país mais evoluído pois não teríamos estado sujeitos à governação de Soares que deixou o país no estado em que Cavaco o encontrou, com salários em atraso, com crise generalizada em todo o pais, com a inflação e os juros a 30%. Se Sá Carneiro não tivesse sido assassinado, Soares estaria morto e enterrado, politicamente falando. Como foi assassinado, foi preciso esperar 25 anos, e com que preço para Portugal, para que a morte política de Mário Soares fosse uma realidade. Sê-lo-á a 22 de Janeiro de 2006. Finalmente.

    <

    ASSASSINATO

    Tal como Ricardo Sá Fernandes, advogado da família das vitimas que pereceram na noite de 4 de Dezembro de 1980, estou convicto de que Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa, suas esposas e restantes ocupantes. foram assassinados. Os interesses em jogo eram demasiados, quer políticos, quer económicos. Havia muitas pessoas interessadas em travar um governo que estava a cortar a direito em alguns privilégios adquiridos pós revolução. Havia a questão das armas, politicamente relevante, e a questão política, com a nova ascensão da direita ao poder, esta agora democrática e que estava disposta a quebrar com o domínio da esquerda nos meandros políticos portugueses, acabando com os donos ou pais da democracia, que dela apenas se queriam aproveitar em benefício próprio e não em benefício daqueles cujos direitos diziam defender. Infelizmente tenho hoje a convicção que alguns dos actores políticos portugueses no activo sabem bem quem mandou matá-los e porquê, e, ainda assim, se pavoneiam no palco mediático como se nada fosse. Era bom que, de uma vez por todas, a verdade fosse deslindada e que os mandantes fossem detidos, pois deitar tudo sobre Sinan Lee Rodrigues, suposto autor material do crime, é o caminho mais fácil, mais desresponsabilizador e menos democrático que temos.

    <

    sábado, dezembro 03, 2005

    sábado, dezembro 03, 2005

    CAVACO SILVA E SÁ CARNEIRO

    Posse do cargo de Ministro das Finanças e do Plano. Governo de Francisco Sá Carneiro (1980-81).

    <

    sexta-feira, dezembro 02, 2005

    sexta-feira, dezembro 02, 2005

    O MALANDRO VOLTA EM 2006

    "No próximo mês de Março, Lisboa e Porto voltam a receber o extraordinário musical de Chico Buarque numa superprodução de Charles Möeller e Cláudio Botelho.Passado um ano, a Mandrake volta a produzir este espectáculo que divertiu e emocionou as cerca de 45.000 pessoas que esgotaram o Centro Cultural de Belém, o Coliseu do Porto, o Coliseu de Lisboa e o Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.Depois do estrondoso sucesso no Brasil ter atingido uma plateia de 300.000 pessoas, a Ópera do Malandro conquistou os portugueses com as belas canções de Chico Buarque num magnifico espectáculo «abençoado» pelo próprio Chico Buarque e interpretado pelos melhores actores brasileiros de diferentes gerações."
    Veja tudo em TicketLine Musical

    <

    SLAVA'S SNOW SHOW

    O "Espectáculo do maior palhaço do mundo está de regresso a Portugal. Moderna, a sua arte reflete o saber acumulado por muitas gerações de palhaços e, em cada representação, somos remetidos para momentos plenos de magia e poesia." Veja tudo em UAU

    <

    QUEIJO DA SERRA CHEGA AO BRASIL

    "Empresa do Concelho de Seia lidera um consórcio a nível nacional que agrupa produtores desde a Serra da Estrela ao Alentejo. Os queijos tradicionais portugueses estão prestes a chegar ao Brasil. A exportação culmina um processo iniciado em 2001 e vai ser possível «no final desta semana com a exportação da primeira tonelada», adiantou ao PE, José Carlos Pessoa, sócio-gerente da Casa dos Queijos, que representa um consórcio de nove produtores da Serra da Estrela ao Alentejo.
    ..."
    Leia toda a notícia no Porta da Estrela

    <

    GOOGLE NEWS - PORTUGAL

    O Google apresenta-nos um novo serviço noticioso de Portugal. Com este novo site ficamos a saber, na hora, todas a notícias da imprensa portuguesa sobre o mundo, Portugal, negócios, ciência, desporto, entretenimento e saúde. Agora já não há motivo para não estar sempre actualizado.

    <

    DÊ SANGUE - SALVE VIDAS

    Dar sangue é uma obrigação de todos quantos são saudáveis. Pelo menos, devia ser. Quando falo de obrigação, não penso em obrigação legal, penso sim em obrigação moral, obrigação de dar um pouco de nós, que em pouco tempo o nosso corpo recupera, a fim de podermos ajudar a salvar vidas. São muitas e muitas as pessoas que necessitam de transfusões de sangue e não são só, como muitos pensam, as vítimas de acidentes. Os milhares e milhares de pessoas operadas em Portugal necessitam, muitas das vezes, por virtude das cirurgias, de transfusões de sangue. O que muitas pessoas não sabem, mesmo as que dão sangue, e que grande parte do sangue que dão não é aproveitado, não por desleixo de quem quer que seja, mas por questões técnicas. O que se procura no sangue para as transfusões são apenas as PLAQUETAS. Tudo o resto não é usado no transplante. Serve esta informação para dizer que existe agora uma nova técnica de recolha, já não de sangue na globalidade, mas só de plaquetas, permitindo que a totalidade da recolha seja efectivamente aproveitada em transfusões sanguíneas. Infelizmente, por ser uma tecnologia mais pesada, não permite a recolha ambulatória, como se costuma fazer. Mas para quem tenha verdadeiro espírito altruísta, pode dirigir-se ao Instituto Português do Sangue, em Coimbra, e marcar um dia para lá se deslocar e efectuar esta dádiva que salvará, com certeza, alguém. Não fique em casa, SALVE VIDAS.
    IPS – Coimbra - Telefone – 239482337 ou 239791070 - Dar Sangue pelo Método das Plaquetas.

    <

    PORQUE ELA EXISTE, TODOS OS DIAS

    <

    "TODAS AS COUSAS QUE HÁ NESTE MUNDO"

    Isto

    Dizem que finjo ou minto
    Tudo que escrevo. Não.
    Eu simplesmente sinto
    Com a imaginação.
    Não uso o coração.

    Tudo o que sonho ou passo,
    O que me falha ou finda,
    É como que um terraço
    Sobre outra coisa ainda.
    Essa coisa é que é linda.

    Por isso escrevo em meio
    Do que não está de pé,
    Livre do meu enleio,
    Sério do que não é.
    Sentir? Sinta quem lê!

    Fernando Pessoa

    <
    on-line

  • View My Stats

    Powered by Blogger