VIVA PORTUGAL

Site Meter
  • Várias estações e apeadeiros
  • terça-feira, novembro 15, 2005

    terça-feira, novembro 15, 2005

    BLOGS VS COMUNUCAÇÃO SOCIAL, OU...

    BLOGS COMO COMUNICAÇÃO SOCIAL.

    Esta questão torna-se pertinente nos dias de hoje, tanto no mundo dos blogs, como no mundo legislativo, como até nos tribunais.
    Esta questão vem a propósito de dois posts que li, um no LegumeSalteados e ou no Oceano das Palavras.
    O primeiro refere uma nova autoridade, que substitui a Alta Autoridade para a Comunicação Social, em que se cita um artigo referenciando como meios de comunicação algo em que os blogs se inserem.
    O segundo, porque noticia a absolvição de um bloguer em proceso onde era julgado por violação de segredo de justiça, dizendo que, apesar de os blogs poderem ser considerados comunicação social, não foram encarados como tal, pelo que ele não tinha a obrigação de saber o que a comunicação social convencional sabia, ou seja, que estavam proibidos de divulgar os elementos que o mesmo veio a divulgar.
    Os blogs são considerados, cada vez mais, como comunicação social, formadores de opinião e, nessa medida, os titulares dos mesmos começam ter que estar atentos às regras dessa mesma comunicação social, mas também a ter os mesmos direitos, ou seja, por exemplo, a ter o direito de não revelar as fontes.
    As questão não deixa de ser polémica, mas ela está aí e é incontornável.

    Nuno Almeida

    <
    on-line

  • View My Stats

    Powered by Blogger